terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Quiropraxia alerta a População Brasileira!


O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) comunica a população brasileira que, a profissão de Quiropraxia não se encontra regulamentada em nosso País como profissão de nível superior da área da Saúde.
O exercício profissional da Quiropraxia por indivíduos que realizaram cursos de graduação em Quiropraxia é considerado no mundo jurídico, como exercício ilegal da profissão de fisioterapia, tendo em vista tratar-se de prática própria do profissional FISIOTERAPEUTA segundo dispõe o Decreto-Lei 938/69, além de que a sua entidade maior de representação (COFFITO) a reconhece, inclusive, como área de atuação do Fisioterapeuta e como especialidade profissional.
Afirmamos ainda, nossa posição contrária a oferta de cursos de graduação em Quiropraxia e sugerimos a imprensa em geral, que quando necessário, consultem as sociedades científicas e ou entidades de classe, para que as mesmas indiquem profissionais devidamente habilitados para participarem de programas de entrevista, de educação em saúde ou de interesse público, no intuito de evitar distorções da realidade.
http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2059&psecao=7

Quiropraxia em Olimpíada mal executada


Samantha Cools era uma das esperanças da equipe canadense para obter uma medalha de bicicross nos Jogos Olímpicos de Beijing. Cinco vezes campeã mundial na categoria Junior, ela estava pronta para a competição. No entanto, ela quase não conseguiu competir no campeonato mundial que valia uma vaga para os jogos em fins de maio passado em razão de uma lesão no pescoço. Ao contrário do que se poderia imaginar a lesão não ocorreu devido a uma queda, mas sim a um tratamento quiropático. Um quiropraxista na Suíça, onde ela treina, forçou demais o pescoço de Samantha durante um "ajuste" de rotina causando uma lesão a tendões e músculos, que passaram a exercer pressão sobre a artéria principal do pescoço e também alguns nervos. A lesão foi extremamente dolorosa e tão grave que afetou até sua capacidade de mastigar.
"Era difícil mastigar porque os músculos da frente do meu pescoço estavam tão tensos que eu não conseguia abrir a boca completamente" disse Cools ao jornal canadense The Star. Ainda assim Cools conseguiu chegar em quinto lugar conseguindo classificar-se para os jogos olímpicos.
Ainda se recuperando da lesão e sem conseguir treinar como esperava nem manter a concentração, Cools colidiu com outra competidora e deixou escapar seu sonho olímpico.
O caso de Samantha é apenas um entre muitos outros listados no exterior por isso no brasil Quiropraxia é uma Especialidade da Fisioterapia de acordo com a resolução Coffito nº 220, de 23 de maio de 2001. E sem dúvida, esse é o profissional mais qualificado para prática-la, o profissional responde por práticas indevidas ou mal executadas, diminuindo o risco à saúde da população e garantindo o controle ético, moral e social dos que empregam a quiropraxia como especialidade.
A Quiropraxia promove a restauração e a preservação da saúde através da facilitação do equilíbrio estrutural, primariamente representado pela Coluna Vertebral, coordenado especialmente pelo Sistema Nervoso, desde que bem executada.

QUIROPRAXIA SEGURA SÓ COM FISIOTERAPEUTA

Desalinhamentos vertebrais e seus sintomas


O sistema nervoso controla e coordena todos os órgãos e estruturas do corpo humano . Um deslinhamento da coluna vertebral pode causar irritação ao sistema nervoso e afetar o funcionamento de estruturas, órgãos e funções do organismo.

Quiropraxia (do grego: quiro- mãos e praxis-praticar = “praticar com as mãos”), tratamento amplamente utilizado e consagrado nos Estados Unidos e Europa, é capaz de diagnosticar, prevenir e tratar estes desalinhamentos, corrigindo as consequentes disfunções do sistema nervoso.

Quiropraxia restaura as propriedades biomecânicas da coluna por meio de técnicas específicas de ajustamento articular (manipulações vertebrais ou articulares), permitindo que o sistema nervoso volte a funcionar adequadamente. Assim, nosso organismo volta a ser capaz de se auto curar.

Deslindamentos das seguintes vértebras podem comprometer os seguintes órgãos e gerar os seguintes sintomas

Dor de coluna vertebral estátisticas


Alterações de coluna vertebral são os maiores geradores de custo da área da saúde.
Segunda principal causa pela qual a população busca cuidados da área da saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% das pessoas terão pelo menos uma crise de dor nas costas durante a vida e que 90% delas sofrerão com a recorrência do quadro.
Cerca de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil ficam incapacitados por algum problema relacionado à dor nas costas.
Problemas de coluna são a principal causa de afastamento do trabalho na faixa etária de 30 a 50 anos de idade.
Estudos científicos apontam que menos de 50% dos pacientes com lombalgia crônica conseguem retornar à sua rotina profissional após seis meses de afastamento, e esse número chega a praticamente zero passados dois anos de cada afastamento.
Nos Estados Unidos, a lombalgia é a causa mais comum de limitação de atividades entre pessoas com menos de 45 anos, é a segunda razão mais frequente para visitas médicas, a quinta causa de admissão hospitalar e a terceira de procedimentos cirúrgicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Quiropraxia é uma das principais especialidades na área da saúde para tratar e prevenir os problemas da coluna vertebral.
Recuperação de três a quatro vezes mais rápida quando comparada a outros tratamentos.
Está entre as três maiores técnicas na área da saúde no mundo.

Quiropraxia nos Esportes


Atualmente, uma das áreas que mais crescem dentro da Quiropraxia (Fisioterapia Quiropráxica) é a área desportiva.
Muitos atletas de corrida, ciclismo, basquete, ginástica, atletismo, entre outros esportes de impacto, se forem adolescentes ou pré-adolescentes, podem apresentar diminuição no crescimento ósseo.Se o atleta for de meia idade, normalmente sente um princípio do desgaste cartilaginoso, principalmente em regiões do joelho e tornozelo. Já se o atleta continua praticando esportes de impacto na terceira idade, inevitavelmente sentirá desgaste ósseo (joelhos, tornozelos ou fêmur) e dos discos intervertebrais (principalmente na coluna lombar).

"UM AJUSTE QUIROPRÁXICO PODE SER A DIFERENÇA
ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA COLOCAÇÃO"

Momentos antes do jogo ou treino:
Reduzir as disfunções biomecânicas através de ajustes articulares bem como liberação de tecidos moles é o foco central do quiropraxista desportivo, permitindo a saudável função do sistema neuro-músculo-esquelético e prevenindo assim outras lesões (REDWOOD,2003). A Quiropraxia no Esporte (Desportiva) vem contribuindo para um tratamento conservador, enfatizando a relação entre o sistema músculo-esquelético do corpo e o sistema nervoso, favorecendo bastante o desempenho dos atletas. O Quiropraxista que atua no esporte tem como objetivo:
• Alinhar as articulações;
• Aumentar a flexibilidade e a mobilidade;
• Melhorar a resposta muscular e articular;
• Prevenir lesões;
• Recuperar (reabilitar) as lesões esportivas;

Na quiropraxia desportiva, são priorizadas as articulações das extremidades sejam membros superiores ou inferiores. A liberdade e amplitude de movimento nas articulações dos ombros para nadadores e sacroilíacas, joelhos e dos tornozelos para corredores pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso para um atleta amador ou profissional (CHAPMAN-SMITH, 2001).
Na Europa, a manipulação da coluna vertebral e de extremidades e relatada como essencial nos treinamentos e competições de atletas. Por isso, muitos clubes de futebol na Europa apresentam no seu quadro de funcionários quiropraxistas atendendo os jogadores. 

A primeira equipe olímpica de medicina esportiva dos EUA a incluir um quiropraxista foi das Olimpíadas de Inverno de 1980. Comumente, quiropraxistas integram o programa olímpico americano, residindo em centros de treinamento e são avaliados pela amplitude e profundidade de sua competência clínica e pela sua habilidade de trabalhar em cooperativismo com uma equipe multidisciplinar (REDWOOD, 2003). Naquele país, os Quiropraxia já faz parte da maioria dos esportes individuais e coletivos, fazendo parte dos programas tanto na prevenção quanto de recuperação de lesões esportivas. (MOOTZ, MCCARTHY, 1999). 

Nos dois últimos jogos olímpicos, os EUA incluíram no seu time de cinco médicos, um quiropraxista. Nas olimpíadas de Atlanta, a maior parte dos times olímpicos internacionais já estava utilizando quiropraxistas, assim como em competições profissionais de golfe, surfe, voleibol, jiu-jitsu, fisiculturismo, rodeios, inclusive na competição mais árdua do mundo: The Ironman, em Kona Hawaii, quiropraxistas estão trabalhando em benefício dos atletas. 

Aos poucos no Brasil os próprios atletas estão manifestando a importância de um quiropraxista em seus clubes, seja acompanhando seus treinos ou na preparação para auxiliar em sua performance.

Se você é atleta ou pratica esportes regularmente marque sua consulta e mantenha o hábito de ajustar-se. Mas se você não é atleta profissional, mas bate uma bolinha aos finais de semana, a importância de se ter um cuidado com a saúde de suas articulações é ainda maior.

Conheça a Quiropraxia e adote a prevenção como estilo de vida!