domingo, 31 de julho de 2016

Qual a relação entre o ajuste e o sistema nervoso?

Quem já passou pelo consultório já escutou que ‘a quiropraxia busca sempre melhorar o organismo do paciente através dos ajustes, pois retiramos a interferência causada pelos desalinhamentos vertebrais (subluxações) e liberamos a comunicação entre corpo e cérebro para uma melhor expressão de vida’.
Ok, mas como assim o ajuste pode além de realinhar a coluna, impactar outras funções do corpo? Hoje vou anexar o link de um estudo publicado que mostra que o ajuste tem efeito imediato sobre nosso cérebro.
Foi observado que quando ajustamos a coluna do paciente, a função cerebral pode mudar em média 20%. As mudanças ocorrem geralmente no córtex pré-frontal (que fica bem na frente do cérebro) e que é responsável pelo nosso comportamento, tomada de decisões, atenção e foco, memória, controle motor do corpo, noção espacial, entre outros. Aí você pensa, se essa região tão importante em receber informações e processá-las sofre interferência durante esse processo, como o corpo pode funcionar em 100% de seu potencial? Isso explica alguns resultados encontrados em outros estudos como a melhora das defesas do sistema imunológico, e a normalização do tônus muscular após os ajustes de quiropraxia.
https://spinalresearch.com.au/research-beyond-doubt-adjusting-subluxated-spine-changes-brain-function/
http://www.hindawi.com/journals/np/2016/3704964/

prefrontal-cortex-public