quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Subluxação

Os Fisioterapeutas Quiropraxistas não cansam de falar de Subluxação, e isso é importantíssimo, pois instruir o paciente é parte indispensável do bom atendimento.

Mas qual é o ponto crítico da Subluxação? Qual é o ponto indispensável que caracteriza uma Subluxação?

Apesar de algumas pessoas pensarem que é o "desalinhamento", ou o prejuízo a saúde, ou o prejuízo do movimento da vértebra, o verdadeiro ponto base da subluxação sem o qual ela seria quase irrelevante, é a Interferência na comunicação entre o Sistema Nervoso Central e o restante do corpo.

Com essa interferência acontecendo, o corpo não é capaz de manter o equilíbrio bioquímico dinâmico que precisa constantemente e nesse ponto começam os prejuízos mais perceptíveis. Falta de modulação nas funções do corpo, seja para hiperatividade ou hipoatividade, geram os mais diversos problemas.

Fisioterapeuta Quiropraxista avalia a coluna, não porque ela é seu foco, mas sim porque é nela que ocorrem as interferências. Usamos dos ajustes para normalizar o funcionamento das vértebras e remover a interferência/prejuízo na condução dos impulsos nervosos. 

O que a Subluxação pode causar?

É praticamente impossível prever o que uma Subluxação pode causar.

Primeiro porque cada pessoa (corpo) é diferente uma da outra e pode ter diferentes subluxações.

Segundo porque o Sistema Nervoso gerencia praticamente todos os aspectos da vida, então detalhar qualquer prejuízo, seria negligenciar a explicação dos demais prejuízos possíveis.

Dessa forma, tentarei esclarecer da melhor maneira e de modo geral, apenas alguns dos possíveis prejuízos.


O que a Subluxação pode causar

Uma subluxação pode causar muito mais que dores. Na verdade, as subluxações  nem sempre causam dor. O que a Subluxação SEMPRE causa é interferência na comunicação do Sistema Nervoso, é exatamente isso que caracteriza a Subluxação Vertebral.

As consequências secundárias podem ser, por exemplo na:

Coordenação motora;
Concentração;
Deambulação;
Equilíbrio emocional;
Funções digestivas;
Personalidade;
Etc.

É impossível dizer se uma pessoa está ou não com Subluxações, simplesmente verificando que ela está doente ou com dores. Existem pessoas sem dores, doenças ou sintomas, mas que estão com Subluxação. Por outro lado, existem pessoas com a saúde extremamente debilitada, mas que estão sem Subluxação.

O correto é, independente dos sintomas, ser avaliado por um Quiropraxista para manter o corpo funcionando   o melhor possível.