terça-feira, 29 de julho de 2014

INDICAÇÕES DE QUIROPRAXIA SANTOS


Quiropraxia está diretamente relacionada com dores em geral, dores de cabeça, dores nas costas, dores provocadas pelo nervo ciático, enxaquecas, hérnia de disco, osteófitos (bicos-de-papagaio) e degenerações em geral. 
Os principais problemas tratados pela Quiropraxia são: hérnias de disco, protusões discais,estenoses, lombalgias e lombociatalgias, dores ciáticas (ciatalgias), cervicalgia e cervicobraquialgias, dores torácicas (dorsalgias), espondilólise e espondilolistese, artroses e degeneração discal (discopatias), cefaléias, Disfunções da ATM e Dor Orofacial, fibromialgia, alterações posturais (escolioses, hiper-lordoses, hiper-cifoses) e muito mais. 

Quiropraxia busca tratar a causa dos problemas e não os sintomas. Ela restaura as propriedades biomecânicas por meio de técnicas específicas de ajustamento articular (manipulações vertebrais ou articulares), permitindo que o sistema nervoso volte a funcionar adequadamente. Por isso, além de promover a saúde e qualidade de vida, a quiropraxia previne doenças.

Tração Cervical pode ser um excelente recurso terapêutico para dor de cabeça

Tração cervical computadorizada
(Hill Air Flex)


Frequentemente encontramos na avaliação funcional quiroprática (motion palpation) alterações biomecânicas (falhas de posicionamento) na região cervical superior e inferior (mais comum encontrá-las nas cervicais superiores do que inferiores.  

A patologia cervical envolve bloqueios de movimento (hipomobilidade) nos níveis de C1/C2 (Atlas/axis), C2/C3 e às vezes entre o occipto e C1 (Atlas).  

Fixações superiores cervicais (hipomobilidade articulações da coluna) são frequentemente encontradas na doença articular degenerativa ou protrusão do disco. Entretanto, observamos que isto pode ser corrigido ou reduzido por meio de tração dos segmentos cervicais na posição supina (decúbito dorsal).
Nos níveis C1/C2 (Atlas/axis), e C2/C3, as observações mais comuns são do lado esquerdo, acoplado de restrições flexão combinada, rotação e flexão lateral, ou alguma combinação desses movimentos testados.
Os achados mais comuns do lado direito são as restrições de anterior para posterior e extensão a nível C2/C3.
A reação dos níveis cervicais superiores pode resultar em dores de cabeça secundárias à irritação do nervo occipital maior. O lado da cabeça pode ser direita ou do lado esquerdo, ou podem envolver ambos os lados da cabeça e face .
Se estes níveis cervicais superiores forem ajustadas, pode haver redução ou eliminação das dores de cabeça, vertigens, entre outros.

  •  Se observarmos pacientes com patologia de disco cervical media e inferior envolvendo disco posterior, abaulamento, protusão ou hérnia, encontraremos uma tendência para o pescoço para flexão para a frente. Esta parece ser uma tentativa de reduzir a estenose criado por patologia discal. Doenças articulares degenereativas envolvendo desgaste do disco com o desenvolvimento de estenose no meio inferior da coluna cervical pode resultar na mesma tendência de flexionar a coluna vertebral cervical frente.
  • Se observarmos a doença articular degenerativa e patologia de disco, encontraremos uma tendência à extensão da coluna cervical superior, a fim de manter o nível de olhos e olhar para frente. Para fazer isso exige uma maior contração da musculatura cervical posterior, comprimindo as articulações da coluna cervical superior.  

tração ao nível da patologia e no occipital ajuda a reverter esse processo e retirar as restrições de inferior e superior. Entretanto, em casos graves, a dor vai piorar se a cabeça for forçada em menor tração cervical. Por isso, o cuidado deve ser usado para prevenir a extensão da cabeça.
A resposta a menor tração cervical pode ser leve, moderado ou significativo na criação de liberação para a parte superior bloqueios de movimento cervical. Quando dores de cabeça estão envolvidas, a tracção supina com o contato bilateral de mãos ao occipital e na cabeça também ajuda não só a liberar os bloqueios cervical superior, mas também para descomprimir diretamente o nervo occipital maior, fazendo com que haja a distração noa occipto/atlas e atlas/axis.

tração occipital também podem ser usados na ausência de dor de cabeça para liberar ou reduzir o bloqueio cervical superior.
Um ponto importante a ter em mente é que, na presença de patologia discal cervical inferior, ajustando cervical superior pode parecer adequado, mas em muitas dessas reações, bloqueios mecânicos da cervical superior podem ser removidas ou reduzidas com leve tração adequada. Em um percentual indeterminado de casos, o ajuste suave pode ser necessária, mas o ajuste bruto definitivamente poderia criar instabilidade cervical superior e irritar patologia cervical.

Quiropraxia no tratamento e prevenção da artrose


Artrose: uma “oxidação” articular: 
A artrose pode ser entendida como uma oxidação das articulações do corpo humano. Ocorre um acúmulo de sais de cálcio que pouco a pouco solidificam as articulações, tornando-as cada vez menos móveis e desencadeando sua deformação.

Prevenção: Artrose pode acometer não só as grandes articulações que suportam carga (joelhos e quadris), mas também as pequenas articulações. A articulações intervertebrais (coluna)  podem sofrer subluxações quefavorecem ao desenvolvimento da artrose.
Quanto menos mobilidade possui uma articulação, mais vulnerável ela é aos depósitos de cálcio.
Essa é a razão pela qual uma subluxação – desalinhamento vertebral – provocada por exemplo por um mau jeito ou uma queda, pode ser o primeiro passo dessa “oxidação” articular. Se a subluxação não se corrige a tempo, a articulação vertebral se solidifica aos poucos e acaba por deformar-se. Começam a surgir dores, a coluna começa a se encurvar: se envelhce antes do tempo.

Quiropraxia pode devolver a mobilidade articular, diminuir as dores e o consumo de medicamentos.
Em casos de artrose já estabelecida, o papel do quiropraxista consistirá em corrigir a má posição das articulações em questão, a fim de devolver uma maior mobilidade, evitando que o problema piore.

Quanto à prevenção, o papel doquiropraxista é primordial: detectar os desalinhamentos e os bloqueios vertebrais, devolver a mobilidade às articulações, evitando assim, que o processo de solidifcação se inicie. Com isso, os pacientes que recebem cuidados quiropráticos mantém-se mais flexíveis e dispostos, ou seja, mais jovens.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Quiropraxia ajuda no tratamento da escoliose

A coluna vertebral apresenta curvaturas fisiológicas na vista de perfil. As curvaturas torácica e sacral chamadas cifoses, são côncavas anteriormente e estão presentes no nascimento, são referidas como curvaturas primárias. As curvaturas lombar e cervical, são as lordoses, côncavas posteriormente, desenvolvem-se a partir da sustentação do corpo na posição ereta, depois que a criança começa a sentar e a ficar de pé.
coluna_e_curvaturas
Quando o indivíduo é portador de curvaturas laterais (vista das costas) considera-se como uma disfunção, e quando este desvio lateral é maior do que dez graus (ângulo calculado pelo radiologista, pelo ortopedista ou por seu quiropraxista) então é denominado escoliose.
rxescoliose
(escoliose toracolombar à direita)
As causas da escoliose estão relacionadas com as mudanças na estrutura óssea, a maioria é idiopática, algumas congênitas, outras relacionadas aos problemas neuromusculares que afetam o tronco ou encurtamento de membro inferior, tumores, traumatismos ou ainda comprometimento da visão ou audição.
As escolioses podem ser divididas em escoliose funcional e estrutural. Na escoliose funcional existem desvios da coluna no qual testes de flexibilidade mostram que a coluna é flexível a ponto de retomar sua forma fisiológica. Geralmente estas são por hábitos adquiridos, e podem ser fortemente beneficiadas pelo tratamento quiroprático que favorecerá o realinhamento do edifício vertebral.
testeflex
testeescoliose
(teste de flexibilidade)
As escolioses estruturais costumam evoluir com alterações rápidas. Nestes casos os testes de flexibilidade indicam que a coluna não pode mais ser reduzida à sua condição fisiológica. Precisamos estar atentos com o desenvolvimento destas curvaturas, e quando há o diagnóstico de escoliose estrutural, é necessário acompanhar a sua evolução com exames de imagem rotineiros.
Neste último caso, os ajustes quiropráticos poderão ajudar trazendo mais mobilidade onde há rigidez e estabilizando onde estiver instável, além de prevenir ou limitar a escoliose, melhorar e prevenir a dor e a incapacidade antes que elas apareçam. Os ajustes terão efeitos reflexivos no sistema nervoso, que poderá influenciar várias condições e a saúde em geral, não apenas a queixa primária do paciente.

Escoliose na coluna vertebral de crianças


A etimologia da palavra escoliose é proveniente do grego e significa curvatura.
Quando examinamos a coluna pela face posterior e observamos curvaturas laterais em alguns indivíduos denominamos escoliose. Curvas estas mais comuns na região lombar e dorsal. São divididas como escolioses estruturais e não-estruturais.
Avaliação radiográfica é importante para diagnosticar, verificar maturidade esquelética do paciente, monitorar e avaliar as curvaturas quanto ao local, tamanho e flexibilidade da curva. Também determina ou exclui as várias causas.



Curvas não estruturais (funcional): não possuem anormalidades estruturais subjacentes, diminui ou desaparece na flexão lateral, alterações nas costelas desaparecem na flexão de tronco.
Curvas estruturais: apresentam anormalidades das vértebras e costelas, como por exemplo uma hemivértebra. Não corrige em flexão lateral e apresentam alterações nas costelas.

Normalmente as deformidades mais severas são de origens congênitas.
A escoliose é mais comum na população branca do que na negra e éencontrada com maior incidência entre as mulheres, com uma proporção de 5 : 1 comparada aos homens. Normalmente os desvios aparecem na adolescência (10 aos 19 anos), porém fique atento.O uso de coletes e cirurgias em alguns casos é indicado. Observe seus filhos e as crianças, pois em muitos casos é possível detectar alterações na postura. Uma abordagem precoce pode estabilizar a progressão das curvas e até a remissão em alguns casos com o auxílio de um profissional.

Abaixo algumas dicas de como observar se as crianças apresentam alguma alteração com relação a curvaturas laterais da coluna, assim você pode ficar atento e se necessário solicitar a avaliação de um profissional. Lembre-se que estas alterações não confirmam o diagnóstico de escoliose somente servem para auxiliar no controle realizado por qualquer pessoa.

GRADE DE PAREDE


Posicione a criança de frente com uma parede que permita esta avaliação, observe e compare os seguintes itens:

1- altura dos ouvidos;
2- altura dos ombros;
3- altura do quadril (cintura);
4- altura escápula (verifique a protuberância).




LINHA DE PRUMO

Suspenda uma linha na parte superior do marco de uma porta aberta e posicione a criança logo a frente da linha. Observe na "ranhura" (entalhe, sulco) da coluna se existe alguma curvatura lateral.










DEDOS PARA O CHÃO

Com os braços relaxados e as palmas da mão abertas contra as coxas, mensure a distância da ponta dos dedos em ambos lados com o chão.









BALANÇA DUPLA


Coloque duas balanças próximas, posicione os pés da criança igualmente ao centro de ambas e observe a divisão igual do peso (ou se for o caso a diferença entre as balanças).











COMPARANDO MÃOS E TORNOZELOS

Coloque a criança deitada de costas sobre uma mesa grande, posicione seus calcanhares juntos e solicite que coloque seus braços sobre suas cabeça em direção ao centro. Compare as medidas ( ou diferenças se houver).








AUMENTO DA CURVATURA


Posicione a criança com as pernas extendidas e solicite que curve-se para frente como se fosse deixar os braços e mão tocar no chão. Observe por uma suave curva sobre a região dorsal assim como a distância das mão para com o chão.








NÍVEL DAS COSTELAS

Com a criança na posição anterior, o observador se posicina atrás e verifica no nível das costelas inferiores ou das escápulas com relação a base horizontal do chão ( atenção nos declives para as laterais).









FLEXÃO LATERAL


Com a criança em pé solicite que faça uma flexão lateral escorregando a mão sobre a coxa até onde conseguir sentindo-se confortável. Verifique a distância com o chão e relacione com o lado oposto.









DE COSTAS NA PAREDE

Coloque a criança posicionada de costas na parede ou em uma porta reta. A cabeça, meio das costas e quadril devem tocar naturalmente. O espaço interno das costas e a parede deve estar no máximo com 2 polegadas de distância. A cabeça deve tocar a parede sem esforço.

sábado, 8 de março de 2014

Quiropraxia nas Olimpíadas de Londres




           Nas Olimpíadas de 2012 em Londres mais de 100  Quiropraxistas (Doctor Chiroprator) da  América do Norte foram  enviados pela MAXIMIZED LIVING (ML) baseada na Flórida.  Eles foram escolhidos para ajudar os membros desportistas do judô, halterofilismo, voleibol e luta romana a promoverem suas performances e a ganhar uma medalha. Esta é a primeira vez que um grupo deste porte com 100 quiropraxistas  viajam  com as delegações olímpicas para representar os EUA nos jogos. É também o maior contingente de quiropraxistas ter sido selecionado para apoiar e cuidar dos atletas americanos em Londres.

 
         O ML Conselho do Desporto tem trabalhado de perto com muitos órgãos de administração nacionais para trazer uma abordagem diferenciada de todo o atleta para a saúde, incluindo além da quiropraxia , nutrição balanceada, preparação mental e programas de fitness focado na construção de desempenho de força, resistência e aprimoramento.


Dr. Ben Lerner, da Maximized Live, destacou-se criando a primeira e maior rede de quiropraxistas formados e certificados em quiropraxia esportiva. Quiropraxistas do ML são certificados não só em avançadas técnicas de quiropraxia, mas também em nutrição, desintoxicação, exercícios e preparação mental.


       Jose Rodriguez, EUA Diretor Executivo Judo, comentou: "Trata-se de fazer os nossos atletas mais fortes, mais rápidos e de forma sustentável de sucesso. Nossa parceria com o ML deu-nos os princípios de apoio, educação e abrangência para aumentar a força e resistência, assim o atleta executa no seu auge em Londres ."


       Terry Steiner, Treinador Nacional EUA 2012, comentou: "Eu vi um enorme valor na nossa parceria no que se refere aos desempenhos da nossa equipe olímpica. Posso ver ainda mais o lado positivo destes efeitos, ao longo da vida que estes médicos podem ter em suas vidas após Londres."


    "Estamos orgulhosos do empenho abnegado de nossos quiropraxistas do Conselho do Desporto fizeram para ajudar elite do EUA  a competir ao mais alto nível, atingir o desempenho máximo, recuperar mais rapidamente, manter-se com menos lesões e alcançar o ouro. Ajudando o ser humano alcançar seu potencial máximo. ", comentou o CEO ML, Shel Hart.



        Quiropraxistas  não estão apenas trabalhando com  atletas nas Olimpíadas de 2012, mas também pela Major League Soccer 2010 Champion League, Colorado Rapids, Estados Unidos Artes Marciais, o Jiu-jitsu brasileiro Internacional da Federação, muitas equipes de MMA, e centenas de atletas e equipes em todos os níveis e em todo o mundo, incluindo 'Homem mais rápido do mundo', Usain Bolt. 

EFEITOS DA SUBLUXAÇÃO SOBRE OS MÚSCULOS

A maneira que os músculos podem ser afetados quando há uma subluxação parece intrigar cada vez mais Quiropraxistas.

Não podemos simplificar afirmando que o músculo “relaxa” após o ajuste, pois enquanto alguns músculos, ou grupos musculares, diminuem o tônus, outros aumentam e isso não é estranho se entendermos como os músculos são afetados pela subluxação.

Observou-se que quando uma vértebra subluxa, os músculos reagem á ela, tanto os músculos cuja raiz afetada inerva, quanto aqueles que se originam ou inserem nesta vértebra.

Quanto aos músculos cuja raiz inerva, pesquisas indicam que ocorre hipertonicidade em conseqüência à inflamação próximo das raízes nervosas. Por sua vez, essa inflamação irrita as raízes e as deixa hiperestimuladas, diminuindo o limiar de excitabilidade.

Algumas técnicas valendo-se dessa alteração, desenvolveram testes e protocolos de avaliação para determinar quando e onde há subluxação.

Outra reação muscular à subluxação, ocorre na tentativa de corrigir o desalinhamento da vértebra. Quando uma vértebra subluxa, saindo de sua posição correta, os músculos que se fixam nesta vértebra, tentarão corrigir seu posicionamento.

Esse fenômeno ocorre devido ao estímulo de estiramento nos fusos e órgãos tendíneos de golgi dos músculos e tendões envolvidos. Eles fazem com que, “esticado”, o músculo contraia.

Quando uma vértebra subluxa, ela se fixa mal-posicionada, mesmo que poucos milímetros. Dessa forma os músculos não conseguem reposicioná-la, mas apresentam esse aumento de tonicidade, oferecendo mais uma ferramenta de análise para o Quiropraxista.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

DORES ARTICULAR ARTROSE EM JOELHOS


FOREVER FREEDOM
Alívio das Dores – Eficácia – Segurança

Para ajudar nosso organismo a manter todas as articulações saudáveis com plena mobilidade a ainda aliviar as dores.
Forever Freedom é constituído por Aloe Vera Gel estabilizado que contém elementos nutricionais que ativam o nosso sistema imunológico, aliviam inflamações e restabelecem o tecido conjuntivo, combinado com Sulfato de Glocosamina, Condroitina MSM (Metil Sulfonil Metano) e Vitamina C.

Glucosamina: Encontrada na casca de crustáceos (lagostas, camarão, caranguejo) funciona como base formação e regeneração das cartilagens. Atua nas cartilagens quatro horas depois de ingerido.
O Sulfato de Glucosamina está indicado para o tratamento e prevenção da Osteoartrose, Artrite, lesões em atletas, em jovens e idosos, não possui efeitos colaterais ou contra-indicações.

Condroitina: Extraida  da cartilagem de tubarões, possui a função de lubrificar e nutrir as cartilagens. Combate enzimas que degeneram as cartilagens, possui uma ação anti-inflamatoria reduzindo as dores  e melhorando a resistência da cartilagem.    

MSM (Metil Sulfonil Metano): Enxofre é o terceiro mineral mais encontrado no corpo humano, possui função de fazer o corpo crescer e de repor os mecanismos de defesa e de regeneração.
Faz parte da cadeia de aminoácidos essencial para a síntese das proteínas. Quando uma molécula morre, uma nova célula toma seu lugar. Quando não se tem MSM suficiente, a nova célula formada é rígida. Se o seu organismo produz muitas células rígidas, os seus órgãos perdem a flexibilidade e elasticidade.
O MSM também auxilia na desintoxicação do nosso organismo, ativa a circulação sanguínea. Tem ainda propriedades anti-inflamatoria,  analgésicas e essencial para a síntese da queratina. É antioxidante, controla alergias e até a acidez estomacal.

Vitamina C: Essencial na síntese do colágeno para a reparação do tecido conjuntivo é um potente antioxidante.

Outros nutrientes importantes para a saúde das cartilagens, articulações e do tecido conjuntivo são as vitaminas A, E, D, e o complexo B, os minerais selénio, cálcio, magnésio, manganês, todos fornecidos naturalmente pelo Aloe Vera Gel que associados a Forever Fredom são rapidamente absorvidos e mais eficientemente assimilados.
Saúde, bem estar e beleza sem efeitos colaterais.

INDICADO PARA:

Artrites, Osteoartroses
Inflamações
Regeneração do tecido conjuntivo das articulações
Dores articulares
Lesões esportivas