terça-feira, 29 de julho de 2014

Quiropraxia no tratamento e prevenção da artrose


Artrose: uma “oxidação” articular: 
A artrose pode ser entendida como uma oxidação das articulações do corpo humano. Ocorre um acúmulo de sais de cálcio que pouco a pouco solidificam as articulações, tornando-as cada vez menos móveis e desencadeando sua deformação.

Prevenção: Artrose pode acometer não só as grandes articulações que suportam carga (joelhos e quadris), mas também as pequenas articulações. A articulações intervertebrais (coluna)  podem sofrer subluxações quefavorecem ao desenvolvimento da artrose.
Quanto menos mobilidade possui uma articulação, mais vulnerável ela é aos depósitos de cálcio.
Essa é a razão pela qual uma subluxação – desalinhamento vertebral – provocada por exemplo por um mau jeito ou uma queda, pode ser o primeiro passo dessa “oxidação” articular. Se a subluxação não se corrige a tempo, a articulação vertebral se solidifica aos poucos e acaba por deformar-se. Começam a surgir dores, a coluna começa a se encurvar: se envelhce antes do tempo.

Quiropraxia pode devolver a mobilidade articular, diminuir as dores e o consumo de medicamentos.
Em casos de artrose já estabelecida, o papel do quiropraxista consistirá em corrigir a má posição das articulações em questão, a fim de devolver uma maior mobilidade, evitando que o problema piore.

Quanto à prevenção, o papel doquiropraxista é primordial: detectar os desalinhamentos e os bloqueios vertebrais, devolver a mobilidade às articulações, evitando assim, que o processo de solidifcação se inicie. Com isso, os pacientes que recebem cuidados quiropráticos mantém-se mais flexíveis e dispostos, ou seja, mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário